Há 26 anos que pelo fim do mês de Agosto é realizada, durante cinco dias, na cidade de Fall River, no Estado de Massachussets, a maior festa de expressão de fé e louvor à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Divino Espirito Santo, fora do nosso espaço físico, Portugal, e que atrai dezenas de milhares de fiéis e não só.
É, por todos nós sabido, que a grande maioria das nossas comunidades radicadas, há mais de cem anos, naquela zona do Nordeste dos Estados Unidos da América do Norte, é de origem açoriana, onde esta fé tem maior expressão e une os seus habitantes.
Assim, como acontece nos Açores, esta devoção trazida pelos primeiros imigrantes oriundos daquela região autónoma continua bem enraizada e é, anualmente, celebrada pelas nossas gentes sendo hoje não só celebrada por açorianos e seus descendentes, como também por muitos doutras regiões de Portugal e até de fora do nosso grupo étnico dos quais destacamos, pelo que observámos nas nossas deslocações e permanência nestas festas, muitos irlandeses, polacos e latinos, por, quiçá, na sua maioria também professarem o catolicismo.
Fazemos aqui uma referência à presença, nestas data, das nossas comunidades doutros Estados mais distante como New Jersey, Califórnia, Nova Iorque e inclusive de algumas cidades do Ontário, de Quebeque e das Bermudas.
Era, confessamos, um mar de gente que o tempo ajudou com dias de Sol escaldante nada parecidos com os do ano transato onde aquela zona marítima foi fustigada pelo violento ciclone "Irene" acompanhado por chuva intensa e que obrigou a cancelar parte do programa destas grandiosas festas, a Procissão de Coroação, que sempre se processa ao domingo após a Missa Solene na igreja de Santana.
Já no ano de 2009, o desfile Etnográfico e de Bodo de Leite, de sábado, foi também cancelado devido às fortes chuvadas que se fizeram sentir em toda a Nova Inglaterra.
No entanto, no presente ano, estas festividades foram bafejadas, quase dizemos, abençoadas, com dias solarengos e de intenso calor atraindo muito povo, facto que não testemunhávamos há muitos anos.
Nisto afirmamos que desde a nossa presença, nestes últimos tempos, foi uma das festas com mais povo juntou e com participação tanto no sábado como no domingo para não falarmos do arraial, depois dos desfiles, no Kennedy Park, com o vasto programa de entretenimento daqueles dias mais concretamente para o sábado, cujo espaço ficou lotado por milhares de pessoas, um autêntico "mar" de gente, para ali participarem no vasto programa de cultura e de religiosidade.
As festividades tiveram início na quinta-feira (23) a com a abertura, pelas 19 horas, da iluminação no Kennedy Park devidamente engalanado para estas ocasiões com três tendas de enormes proporções e outras mais pequenas além das acostumadas barracas para venda de souvenirs e outros artigos.
Após este acto seguiu-se o programa predelineados no sector de entretenimento com a actuação do Conjunto musical Vindos de Luz, Geana Teodoro e Nadia e seu Conjunto. O Park encerrou por volta das 23 horas.
SEXTA-FEIRA (24):
Foi a vez da bênção e distribuição das 366 Pensões, pelas 18.30 horas que contou com a presença dos convidados oficiais, excetuando o Presidente da Região Autónoma dos Açores, Carlos César e esposa; do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga e do navegador-solitário, Genuíno Madruga por ainda não se encontrarem em território americano, segundo nos foi revelado.
No entanto a cerimónia religiosa da bênção das Pensões teve a presença do restante séquito de convidados, dos quais destacamos a Cônsul de Portugal em New Bedford, Graça Fonseca; do representante da comunidade portuguesa, o musicólogo Dionísio DaCosta; do Mayor da cidade de Fall River, William Flanagan e, obviamente, do presidente da Comissão de Festas, Luís Carreiro e do coordenador do Cortejo Etnográfico e Bodo de Leite, Clemente Anastácio. Os hinos do Divino, dos Açores, Portugal e dos Estados Unidos foram executados pela Banda Filarmónica das Capelas, da Ilha de São Miguel.
Após esta cerimónia solene seguiu-se, pelas 19.00 horas, à inauguração da exposição de artesanato no local com a presença das entidades atrás mencionadas conduzida por Roberto Medeiros, o coordenador e representante da industria artesanal de faiança em S. Miguel enquanto, ao mesmo tempo decorriam os concertos pelas Bandas, folias, e os shows com David Loureiro, Irmãos Severino de S. Jorge que se estendeu até às 23 horas.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.